top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
Buscar

DIT

  • Bianca
  • 3 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

A divisão Internacional do Trabalho corresponde ás formas como se organizam as relações de trabalho no mundo. Esse processo teve inicio com as Grandes Navegações, no século XVl(16),e se aprofundou com a I Revolução Industrial.

Mas a DIT não se refere apenas à relação Capital X Trabalho dentro de economias nacionais, mas à sua articulação em escala global, ou seja, a organização e situação econômica dos diversos países no mundo.

Desse modo, historicamente podemos falar que vivemos, na atualidade, uma terceira fase da DIT. Mas o que foram e quais as características da Primeira, Segunda, e Terceira DIT?

A Dit passou por três fases.

A primeira fase foi durante o final do século XV(15) e ao longo do século XVI(16), período de início das grandes navegações e de expansão da civilização europeia pelo mundo que foi quando começou o Capitalismo Comercial. Esse período era caracterizado pela produção manual de matérias primas e pelo acumulo de metais e minérios preciosos, com isso os locais colonizados pelos países europeus tinham que produzir explorando os recursos naturais, um exemplo é o do Brasil, em que Portugal extraía o Pau-Brasil para a produção de vários tipos de produtos.

A segunda fase foi durante o século XVI, mas principalmente a partir do século XVII. A segunda DIT sofreu pequenas alterações com a Primeira e Segunda Revolução Industrial, as colônias e os países subdesenvolvidos passaram a fornecer produtos, assim como vários tipos de minerais e especiarias. Nesse período, por exemplo, o Brasil se viu marcado pela monocultura da cana-de-açúcar (século XVI)(16) e exploração de ouro (século XVII)(17).

A terceira DIT começou a partir do século XX(20), com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e a consolidação do Capitalismo Financeiro. Temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo e isso acarretou uma mudança na Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Nova DIT.

Nesse período, os países subdesenvolvidos também realizaram os seus processos tardios de industrialização. Só que, diferentemente da industrialização dos países desenvolvidos, essa aconteceu a partir da abertura do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas Multinacionais ou Globais, oriundas, quase sempre, de países desenvolvidos.

Além disso, assistiu-se também a uma segmentação do mercado produtivo. Para buscar isenções de impostos e rápido acesso a matérias-primas nos países subdesenvolvidos, as multinacionais distribuíram o seu processo produtivo por todo o globo terrestre. Um carro, por exemplo, tem o seu motor produzido no México, os para-choques na Argentina, o Chassi na Coreia do Sul e a montagem realizada no Brasil.

Principais conceitos:

Um dos principais conceitos da DIT é que nenhum país consegue ser competitivo em todos os setores, e de fato, acabam por se direcionar suas economias. No fundo, o objetivo é o mesmo da divisão de tarefas numa fábrica, o de gerar um elevado grau de especialização para que a produção seja mais eficiente, exatamente como Adam Smith em sua Riqueza das Nações já afirmava no século XVIII.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Brasil no Mercosul...

Mercosul? Espere um pouco, já vi um post falando sobre este bloco econômico aqui uma vez... Sim meu amigo, aqui no blog já tem um post...

 
 
 
Conflitos

Conflitos Conflitos entre países e regiões já são considerados normais. Muitas vezes um pais era parte integrante de outro antes de...

 
 
 
O que é a APEC??????

A APEC (cooperação economica da Asia e do Pacifico) é um bloco economico ele foi criado em 1993 nos Estados unidos ele ainda esta em fase...

 
 
 

2015 por 0 que é GEO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page