Olá galerinha, estou aqui hoje para falar um pouquinho sobre a Geopolítica, muitos ainda acham que isso não vai mudar nada na sua vida, ou ao menos sabe que existe esse tema, mas estou aqui para dizer que isso sim, um dia pode mudar a sua vida, ela é o tema de se difere a atualidade e o desenvolvimento, então venha comigo descobrir um pouquinho mais
Definição
A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento políticos dos países usando como parâmetros principais ás informações geográficas.
A geopolítica visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
Temas abordados
Os principais temas estudados pela Geopolítica na atualidade são: Globalização, Conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial e o uso dos recursos energéticos no mundo.
Como esse assunto é interpretado
Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.
Quando começou
Não podemos confundir Geografia Política com Geopolítica. A Geografia Política existe há séculos e trata basicamente do estudo do meio ambiente no que tange os interesses do Estado. A palavra Geopolítica nasceu no início do século XX, uma disciplina carregada de ideologia e voltada para as relações de poder, uma espécie de Geoestratégia
.De fato, o conceito de geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do expansionismo das nações europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou ainda neocolonialismo.
O cientista político sueco Rudolf Kjellén cunhou o termo "geopolítica" no início do século XX, baseado na obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel "Politische Geographie" (Geografia Política), de 1897.
Importante notar que a geopolítica surgida nos primeiros anos do século XX difere bastante da matéria atual abordada pela geopolítica. O primeiro fruto de destaque desta então nova área do conhecimento surge em 1904, no artigo que Halford John Mackinder escreveu para a revista da Sociedade Geográfica Real, da Grã-Bretanha. O artigo intitulado "The Geographical Pivot of History" trazia o revolucionário conceito do "Heartland". Em outras palavras, foi a primeira vez em que geografia e política foram uilizados em níveis equivalentes para fazer uma análise do globo e do comportamento dos povos que o habitam.
Guerra Fria
O período conhecido como Guerra Fria expressou muitos dos princípios da geopolítica, pois envolveu uma grande disputa ideológica e territorial entre duas potências, a União Soviética e os Estados Unidos, com grande ênfase no papel do Estado no que tange às decisões estratégicas e na definição de valores e padrões sociais.
Com o final da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas correspondem ao combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais. Algumas problemáticas como o aumento do alcance das organizações transnacionais frente aos Estados, o crescimento econômico chinês e a formação dos blocos econômicos podem ser agrupados em uma nova ramificação teórica conhecida como geoeconomia.
• Fim da Guerra Fria = Fim da ordem bipolar;
• Estados Unidos ampliam expressivamente sua hegemonia. (Poderio Militar, econômico, cultural)
• Surgem outras potências econômicas: Japão, União Europeia (liderada pela Alemanha) e China
Acredita-se que o fenômeno da globalização e da nova ordem mundial são intercomunicáveis, cada um resultando em causa e consequência do outro, pois estaria se configurando um domínio do império norte-americano sobre a economia de mercado ajudado pelo fenômeno chamado de "balcanização", que consiste na fragmentação de vários antigos estados soberanos onde predominava a convivência de várias etnias e culturas diferentes. Tal fenômeno ajudaria na manutenção do predomínio econômico e político norte-americano, pois a soberania dos outros estados estariam sendo cada vez mais limitadas, condicionadas, enfim, inibidas.
Então podemos concluir que, a Geopolitica, não é a mesma coisa que Geografia Politica, ela começou a ser interessante depois da segunda metade do século XIX , e com isso o planeta tem mudado. Vocês gostaram do texto?
Sites:
http://www.brasilescola.com/geografia/geopolitica.htm
http://www.infoescola.com/ciencias/geopolitica/
www.suapesquisa.com/o_que_e/geopolitica.htm
http://www.infoescola.com/historia/nova-ordem-mundial/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/6504/1/Introducao-a-Geopolitica/Paacutegina1.html